Projeto paranaense transforma vidas de 10 mil mulheres: Conheça as histórias de sucesso

A CEEF oferece um atendimento holístico e multiprofissional, abordando desde o empreendedorismo até questões de saúde e segurança
O projeto já impactou positivamente a vida de milhares de mulheres e agora se expande para 23 municípios paranaenses

Em um cenário onde o empoderamento feminino ganha cada vez mais destaque, um projeto no Paraná está mudando a vida de milhares de mulheres. A Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino (CEEF), desenvolvida pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), tem se tornado um ponto de esperança e transformação para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Lançado lá em 2022, o projeto já impactou positivamente a vida de milhares de mulheres e agora se expande para 23 municípios paranaenses, com o objetivo de alcançar mais de 10 mil participantes este ano.

Mas o que torna esse projeto tão especial?

São as histórias reais de mulheres que encontraram nele um caminho para a autonomia e o crescimento pessoal.

O empoderamento feminino não é apenas uma questão de justiça social, mas um catalisador para o desenvolvimento econômico e social de toda a comunidade. Quando as mulheres são capacitadas e apoiadas, o impacto positivo se estende muito além de suas vidas individuais, afetando famílias, comunidades e, em última instância, toda a sociedade.

O poder da educação e do apoio multidisciplinar

A CEEF não é apenas um projeto de capacitação.

É uma iniciativa que oferece um atendimento holístico e multiprofissional, abordando desde o empreendedorismo até questões de saúde e segurança.

“Trabalhamos, principalmente, no sentido de efetivar empoderamento da mulher, fazer um resgate da autoestima, trazer a questão dessa visão de transformação”, explica a coordenadora-geral do projeto, professora Loide Andréa Salache. (Fonte)

As participantes têm acesso a cursos e mentorias gratuitas que cobrem uma ampla gama de temas, incluindo gestão de redes sociais, marketing digital e inovação nos negócios. Mas o projeto vai além, focando também no autocuidado e na construção de projetos de vida que promovem a igualdade de gênero e o desenvolvimento comunitário.

Ceef que está sendo implantada na cidade do Pinhão pela Unicentro
Grupo Ceef de Pinhão – Foto Divulgação: Unicentro

Histórias que inspiram

Uma das histórias de sucesso que emergem desse projeto é a de Michele Caldas e sua amiga Jociane Cruz Caldas. Ambas professoras, encontraram nos cursos oferecidos pela Cátedra a motivação e as ferramentas necessárias para abrir seu próprio negócio, a Love Doces.

“Decidimos participar depois de ver outras pessoas fazendo e achamos o curso muito interessante. Gostamos tanto que isso nos motivou a abrir nosso próprio negócio, a Love Doces. Hoje, com nossa microempresa, vendemos bolos e doces”, conta Michele. (Fonte)

Esta história não é única. Em Pinhão, uma das cidades beneficiadas pelo projeto, cerca de 500 mulheres estão sendo diretamente impactadas. O prefeito da cidade, Valdecir Biasebetti, ressalta a importância dessas ações, especialmente no contexto de combate à violência contra a mulher.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatiza o impacto abrangente do projeto: “Quando as mulheres prosperam, todo mundo prospera: a família, a cidade e o Paraná”. (Fonte)

Esta visão ressalta como o empoderamento feminino tem um efeito cascata, beneficiando não apenas as participantes diretas, mas toda a comunidade.

Um futuro promissor

Com a expansão para 23 municípios, a CEEF está pronta para escrever ainda mais histórias de sucesso.

O vice-reitor da Unicentro, Ademir Fanfa Ribas, expressa seu entusiasmo: “Hoje damos o pontapé aqui e vamos continuar esse lindo projeto nos outros 22 municípios no ano 2025”.(Fonte)

Este projeto não é apenas sobre números ou estatísticas. É sobre vidas transformadas, sonhos realizados e comunidades fortalecidas.

Cada mulher que passa pelo programa carrega consigo o potencial de inspirar e transformar outras ao seu redor.

Você é uma mulher paranaense buscando novas oportunidades?

Ou conhece alguém que poderia se beneficiar deste projeto?

A CEEF está de portas abertas, pronta para ajudar mais mulheres a escreverem suas próprias histórias de sucesso.

Afinal, como bem coloca a coordenadora Loide Andréa Salache, o projeto tem “uma perspectiva de mudar a qualidade de vida das mulheres e não apenas delas, mas também dos seus familiares e todas as pessoas em torno dessas meninas”.

É um convite para fazer parte de uma mudança que começa em você, mas que tem o poder de transformar toda uma comunidade.

Fontes

  1. Projeto da Unicentro com foco no empoderamento feminino ganha destaque na Revista Exame
  2. Unicentro e Governo do Estado do Paraná lançam projeto Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino
  3. Estado lança Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino
  4. Iniciativa da Unicentro e da Itaipu promove o empoderamento feminino na agricultura familiar em Turvo-PR
  5. Unicentro expande atuação da Cátedra de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino para o município de Pinhão

Lucilaine Souza

Lucilaine Souza é escritora e professora especializada em Projeto de Vida, Formação Humana e Língua Portuguesa. Com experiência consolidada em desenvolvimento pessoal e educação, ela fundou o Garotas Crescidas em 2017, uma plataforma dedicada ao universo feminino. Como especialista em formação humana, Lucilaine aborda temas cruciais para mulheres contemporâneas, incluindo desenvolvimento pessoal, autoestima, empoderamento e igualdade de gênero. Sua expertise educacional e compromisso com a pesquisa fundamentada garantem conteúdo confiável e transformador, combinando rigor acadêmico com linguagem acessível. No Garotas Crescidas, ela lidera a produção de conteúdo informativo e inspirador, estabelecendo um espaço seguro onde temas fundamentais à vida adulta feminina são explorados com profundidade e credibilidade.

Deixe um comentário